Júlio Aquino – nutrição esportiva funcional

 

Formei-me em nutrição na Universidade de Brasília (UnB) no ano de 1996. Eu me especializei em nutriçao esportiva funcional e sempre procurei associar a nutrição ao princípio de integralidade. Ou seja, a harmonização do indivíduo através da alimentação. Logo percebi que para a total conjunção a atividade física deveria fazer parte do processo. Desta maneira, tive a honra de participar da primeira turma de nutrição esportiva funcional da cidade de Brasília.

Na ânsia de respostas que a escola alopática não fornecia, entrei em formação na escola de Medicina Tradicional Chinesa. Abriu-se então um novo mundo. Agora os diagnósticos eram baseados em princípios energéticos e a partir do equilíbrio da energia é que viria a saúde. Aprofundei-me no estudo das plantas e formulas usadas pelos grandes mestres chineses da arte de curar. Apaixonei-me pela crânio acupuntura japonesa( Yamamoto), com suas técnicas de puntura craniana e de espelhamento do corpo na topografia do escalpo. Estudei Sensei Manaka em seu livro “Perseguindo a Calda do Dragão”. O observei a importância da transferência de energia para diferentes partes do corpo. Em suas técnicas tive a ciência da importância do espirito no equilíbrio bioenergético.

Passado algum tempo, já experiente na orquestração das formulas e princípios do Yin e Yang, procurei conhecer mais sobre a questão bioenergética. Vivenciei como nós, os ocidentais, interpretamos o que os milenares mestres orientais chamavam de CHI, ou energia. Fui me deparar com as vibrações moleculares estudadas pelos alemães na metade do século passado. As vibrações eram estudas através do princípio da ressonância, ou seja, da Bioressonância. Este princípio físico diz que toda a matéria vibra, e a matéria doente, assim como a matéria saudável, tem vibrações e são diferentes entre si, ou seja dissonantes e não ressonantes Achar a dissonância entre a saúde e a doença seria fundamental. Iniciei então a análise do estudiosos da mecânica Quântica, ainda não muito bem entendida. Mais uma vez fui surpreendido pela inter-relação entre o conceito absoluto de Lao Tsé, da inexistência de Buda e a teoria Partícula-Onda da física Quântica. Onde, a mente consciente no momento presente surge como a cura irrefutável de toda a doença.

Então, como tratar um paciente sem tanta consciência da doença? A solução também veio da Alemanha. Um homem, um gênio, ainda no século XVII, longe do conceito de Heisenberg, formulou a homeopatia. Método de cura através dos movimentos vibracionais da matéria ou da não matéria. Este mestre, o qual morreu pobre por não ser acreditado no conceito básico de que TUDO é energia, formulou para a humanidade a maneira sutil, hormônica e suave de cura. Seus conceitos, ainda não entendido por alguns acidentais, são utilizados nos dias atuais nos mais modernos centros urbanos do continente europeu, norte americano e asiático. Infelizmente, nós Brasileiros, ainda somos preconceituosos e não entendemos as sutilezas e maestrias da homeopatia como medicina integral.

Formei-me em Homeopatia pela UFV (Universidade Federal de Viçosa) e daí continuei a perseguir a ideia de que a mente e suas verdades/mentiras é que formulariam a saída para a melhora integral do indivíduo. Graduei-me em análise de perfis comportamentais baseada na teoria de William Moulton Marston a qual identifica os fatores de Dominância, de Influência, de Estabilidade e de Conformidade, sendo a porta de entrada para o entendimento do outro e essencial para o desenvolvimento pessoal. Iniciei também a jornada de exploração da Cinesiologia baseada na técnica de desbloqueios psicossomáticos por meio do Balanceamento Muscular e na técnica de alinhamento psiconeurossomático por meio do Tree in One Concepts e em técnicas de modelagem comportamental a partir de processos de interpretação do Ambiente, pessoa e consciência.

O diferencial do meu trabalho é aliar a nutrição e seus suplementos ortomoleculares às ervas e ao perfil psicossomático/comportamental do indivíduo na busca do bem estar, adequação corporal e no incentivo à mudança consciencial. A incorporação de técnicas integrativas , como a homeopatia, a Medicina Tradicional Chinesa, a Cinesiologia, a Iridologia dentre outras, visam dar maior suporte e embasamento ao tratamento. Cada paciente é avaliado no seu contexto mental, emocional e físico.

 

Nutricionista formado pela UnB – Universidade de Brasília.

Especializado em nutrição esportiva funcional.

Especializado em Fitoterapia Clínica.

Outros Títulos :

Membro do American College of Sport Medicine (ACSM) e do Institute of Functional Medicine (IFM) e certificado em Personal & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching e Behavior Analist pela ferramenta DISC.

Também tem cursos e formação em:

– Cinesiologia Aplicada através da técnica de balanceamento muscular e a técnica Three in One Concepts (técnica que busca a harmonização física, mental e espiritual por meio de testes musculares e correções no próprio corpo do paciente, para que este volte ao seu equilíbrio natural).

– Medicina Tradicional Chinesa com atuação na farmacopeia chinesa pelo IBV, instituto Bem Viver de Medicina Tradicional Chinesa.

– Iridologia Orgânica (método que estuda a íris para conhecer o indivíduo física e mentalmente)

– Homeopatia, com curso de formação pela Universidade Federal de Viçosa.

_ Heiki, (Técnica japonesa de equilíbrio energético através de harmonização dos centros de energia do corpo).