Dietética homeopática

 

Dietética homeopática (Homeopatia)

Por serem terapias naturais, a nutrição e homeopatia se completam, surge então a dietética homeopática. As duas terapias utilizam a lei da semelhança como forma de tratar. A ideia de semelhança ou analogia permeia a história da humanidade e foi assunto discutido por vários filósofos como Platão e Hipócrates. Disto, o que nos importa é que no século XVIII, com Hahnemann, na aplicação prática do “Similia similibus curantur” (o semelhante cura o semelhante) criou-se a homeopatia. A qual, tornou-se a maneira mais hormônica, sutil e estável de cura.

 

Em meados do século XX, surge a dietética homeopática. O alimento é o remédio semelhante à expressão do EU, do EGO ou da PERSONA. Tais semelhanças foram generalizadas e discriminadas em constituições, que nada mais são que arquétipos (tipos) baseados nas características fisiológicas.

 

Posteriormente surge o conceito de cura baseado no terreno biológico. Hoje muitas pessoas tomam suplementos e vitaminas e com frequência ficam doentes, não tem disposição, vigor, energia, tem uma baixa imunidade, isso por quê?

 

Isso se dá porque o seu terreno biológico não está bem cuidado. A ecologia do corpo não está em equilíbrio.

 

O terreno biológico seria a predisposição individual ao desequilíbrio. Cuidar do terreno biológico significa destoxificar os órgãos que tem predileção pelo acumulo de toxinas. Cada um tem uma pré-disposição distinta para o adoecimento, seja por falta de vitaminas, seja por deficiências orgânicas congênitas, o que importa é que somente um tratamento sutil, leve e sem trauma seria capaz de harmonizar o doente, poupando-lhe energia vital e desbloqueando os núcleos de energia do corpo para que este se cure da melhor maneira possível. Temos aí o que pode ser chamado de desbloqueio psicossomático.

 

Na prática podemos citar o envelhecimento como maneira de desequilíbrio do terreno biológico, apesar deste não ser a única causa. A medida que se envelhece, o sangue se torna mais ácido para algumas pessoas, algumas doenças, como o câncer por exemplo, se desenvolvem em ambiente ácido, por isso é mais comum cânceres a medida que vai ficando mais velho. A medida que se consegue manter o sangue mais alcalino, mais saúde e vigor tais pessoas conseguem ter.

 

Contudo, existem pessoas que, pelo contrário, são extremamente alcalinas, e assim adquirem doenças que surgem em ambientes muito alcalinos, como refluxos e deficiências hormonais na menopausa.

 

Assim como excretamos após comermos, as células também o fazem, células excretam, ela também “evacuam”, sejam moléculas estranhas contidas nos remédios, seja algum produto alimentício industrializado que se ingere como conservantes, aromatizantes, corantes artificiais ou seja o excremento orgânico natural da própria célula como ácidos ou substâncias alcalinas. Tudo o que a célula não precisa ela elimina. Tudo até o que seria bom como vitaminas e minerais.

 

A homeopatia é uma terapia de harmonização do terreno biológico. Ela trata os sistemas por meio de drenadores celulares. Fazendo não somente uma limpeza orgânica, mas também uma limpeza mental e emocional.